Participantes


Especialista em Estudos Culturais, História e Linguagens pelo Centro Universitário Jorge Amado (2010). Bacharel e Licenciado em História pela Universidade Católica do Salvador - UCSal (2008) Atualmente Técnico da SEC/CPE - Atuando no Programa de formação e acompanhamento da construção do Plano Municipal de Educação (PME) através do PROAM - Programa de Apoio à Educação Municipal Bahia e tutor EAD no mesmo programa. Experiência na área de História da Música Popular Brasileira, História do Brasil República, atuando principalmente nos seguintes temas: História da MPB, Regime militar brasileiro 1964, Festivais da MPB, Censura. Em Educação com experiêcia em Organização da Educação brasileira, políticas públicas em educação e participação cidadã, controle social na educação . Tutor EAD no curso de Graduação em História pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Especialista em Estudos Culturais, História e Linguagens, pelo Centro Universitário Jorge Amado, trabalhando com Literatura de Nelson Rodrigues, Representações Sociais e Gênero. Licenciada em Letras com habilitação plena em Língua Portuguesa e Língua Espanhola, e respectivas Literaturas, pelo Centro Universitário Jorge Amado, tendo como eixo da produção final de conclusão de curso a Literarura de Jorge Amado, tendo em vista as suas representações identitárias. Como pesquisadora, participou, nesta mesma instituição, do Grupo de Pesquisa na área de Estudos Culturais. Atualmente, é graduanda do curso de Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia, tendo participado como membro do grupo de pesquisa Processos de Hegemonia e Contra-Hegemonia (CNPq), e foi bolsista do mesmo, trabalhando com imprensa e opinião pública em Gramsci. Também, trabalha com políticas públicas educacionais na Secretaria de Educação do Estado da Bahia, assessorando municípios baianos na construção dos seus Planos Municipais de Educação. Participa como pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Estudos Culturais - NPEC. Os novos projetos de pesquisa giram em torno das seguintes temáticas/interesses: gênero, feminilidades, sexualidades, políticas públicas educacionais, bem como representações sociais e de gêneros, em textos literários, midiáticos e artísticos.
Pós-Graduanda em História da Bahia, pela Faculdade São Bento. Me graduei em História, pela Universidade Católica do Salvador, onde iniciei minhas pesquisas sobre "as tensões religiosas, que ocorriam no cotidiano da cidade do Salvador", na última década do século XIX, quando encontrei um artigo no jornal Diário da Bahia sobre as relações de Santo Antonio com o exército, a república e a devoção dos baianos, passando assim a investigar essa última. Nesse ínterim, ingressei no curso de graduação em Ciências Sociais, na Universidade Federal da Bahia, e passei a atuar em projetos ligados as políticas públicas de educação e tecnologias inteligentes, os chamados TIC's (Tecnologia de Informação e Comunicação), que apesar de distante das minhas pesquisas em História são temáticas que também desperta bastante interesse de aprendizado.


Bacharel em Comunicação Social / Jornalismo pelas Faculdades Integradas Ipitanga antiga Unibahia - 2004. Especialista em Design de Comunicação Visual pela Unifacs, e em Estudos Culturais, História e Linguagens, pela Unijorge. Atualmente colabora na assessoria de comunicação do INTEGRO - Instituto de Tecnologia, Educação e Gestão Organizacional. Ocasionalmente trabalha com diagramação de impresso, sobretudo jornais e revistas. Foi assessora de comunicação da ONG Paciência Viva. Assessorou, ainda, outras empresas privadas e entidades culturais a exemplo do Movimento de Cultura Popular do Subúrbio, grupo de ressignificação popular do Subúrbio Ferroviário de Salvador e na mesma entidade ministrou oficina de Mídia e Comunicação. Foi assessora de imprensa do IV Festival de Arte Caldeirão Cultural do Centro Cultural Plataforma. Redigiu conteúdo da Cartilha para Programa de Erradicação do Trabalho Infantil PETI. Organizou a assessoria de comunicação do Departamento de Educação da Uneb, em Alagoinhas. Atuou como repórter freelancer do jornal A Tarde, editoria On Line, e também escreveu para cadernos especiais (projetos de marketing) do mesmo grupo de comunicação. Possui textos publicados nas revistas da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário, Ademi/Ba e Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção da Bahia, Acomac/BA. É autora de Yêdamaria: 50 anos de arte, texto integrante do livro comemorativo da artista plástica Yêdamaria, publicado pela Imprensa Oficial do Estado de São Paulo e Museu Afro Brasil. E-mail: raitrindade@hotmail.com / raitrindade@gmail.com 
Graduada em Historia com Habilitação em Patrimônio Cultural pela Universidade Católica do Salvador (2011). Graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Atualmente é Profª História do Ensino Fundamental II da Escola Sorriso da Criança. Tem experiência na área de História, com ênfase em Patrimônio, Restauração e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Metodologia de Ensino de História, Educação e Restauração de Acervos.
Especialista em Estudos Culturais, História e Linguagens pelo Centro Universitário Jorge Amado, UNIJORGE. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Faculdade Social (2007). Atualmente é assessora de comunicação do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente Yves de Roussan. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo, atuando principalmente nos seguintes temas: crianças e adolescentes, afro-descendentes, jornalismo, literatura e cultura.

Deborah Dias

Em construção
Eufrásia G. Costa
Em construção